-
Arquitetos: Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño, Simetría Estudio de Arquitectura; Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño, Simetría Estudio de Arquitectura
- Área: 102 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Carlos Berdejo Mandujano
-
Fabricantes: Arauco, Cemex, Cuprum, Helvex, Interceramic, VALVO
"O container dentro do container", ambos desempenham um papel importante no projeto, um não se sustenta sem o outro e a diferença espacial entre eles gera o ambiente necessário para amenizar a intimidade dos usuários.
Um conceito de residência que vai desde a introspecção à amplitude perceptiva, que se aproveita do entorno, mas sem desmonta-lo ao exterior; a distribuição espacial de cada área permite um programa metabólico, isso quer dizer que o projeto não foi 100% construído e se edificará uma segunda etapa, sem interferir na essência do conceito.
Exterior - transição - interior, essa é a estratégia que isola da incidência de calor solar, na qual os corredores funcionam como amortecedores espaciais entre o jardim e a área habitável. O corredor, que é a transição, é o local onde as coisas acontecessem majoritariamente para o usuário, descanso, entretenimento, diversão e reflexão, sem distinção e nem horário.
A área social emerge intencionalmente em sua cobertura para absorver, suavizar e distribuir a luz natural a partir da entrada zenital. Ao mesmo tempo, permite exalar o ar quente do úmido verão da região com seus sistemas de ventilação. A cozinha recebe um tratamento dramático com uma mudança de texturas e se ganha uma atmosfera íntima com sua madeira e coberturas escuras, ideal para as conversas amenas que o usuário desejava ter nesse projeto.
Um segundo corredor, desta vez sem ranhuras longitudinais, mas sim mais íntimo que o primeiro, se mantém para abrigar o segundo dormitório. É possível perceber que o corredor não foi pensado para visitas, mas para os menores usuários da casa.
102 m2 construídos contidos em 480 m2 de terreno geram uma área verde de 378 m2. Esta produção é favorável para uma família que deseja passar seus finais de semana em contato com a natureza a partir de seu próprio lar.